O desafio de reduzir a geração e o descarte inadequado de resíduos é um problema da sociedade há muitas décadas. Nos anos 1970, a Aliança Internacional Zero Waste (ZWIA) criou o conceito de “Empresa Aterro Zero”, termo que deve ser aplicado às instituições que, por meio de ações efetivas e eficientes, desviam dos aterros e dos incineradores mais de 90% dos seus resíduos.
Essa foi a estratégia adotada pela comunidade internacional para estimular especialmente a iniciativa privada, grande geradora de resíduos, a ter uma gestão mais inteligente dos materiais descartados. Ser considerada uma Empresa Aterro Zero é sinal de que as atividades da instituição estão devidamente alinhadas com princípios sustentáveis, reduzindo consideravelmente os impactos ambientais.
Desviar os resíduos dos aterros e incineradores significa que a empresa Aterro Zero tem menor produção de resíduos, e que mesmo os que são gerados têm destinação adequada. Ao evitar o descarte em aterros, é possível:
1) Reduzir contaminação do solo;
2) Reduzir contaminação da água, por meio dos lenções freáticos;
3) Evitar contaminação do ar, em razão dos gases da decomposição dos resíduos;
4) Proteger o meio-ambiente de materiais tóxicos;
5) Estimular o coprocessamento e a reciclagem de resíduos;
6) Estimular o consumo de produtos e serviços sustentáveis.
Ciente disso, a Multilixo oferece uma série de serviços que auxiliam empresas a seguir os critérios do programa Aterro Zero, garantindo assim máxima eficiência na gestão de resíduos. Quanto mais instituições aderirem a esse tipo de iniciativa, mais sustentável será a sociedade e o nosso país.