Grupo Multilixo

Iniciativa do artista plástico Vik Muniz, filme desbanca padrões sobre o lixo e sua importância

 Com o cenário da pandemia ainda vulnerável e muitos brasileiros em casa, a dica da Multilixo, para você aproveitar o tempo é: assista o documentário “O lixo extraordinário”, do artista plástico Vik Muniz.

Filmado no maior aterro sanitário do mundo, no Jardim Camacho, no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, o documentário desbanca a cultura enraizada que o lixo é apenas lixo.

O filme mostra a questão do lixo na sociedade contemporânea, o trabalho realizado pelos catadores e a possibilidade de transformação que a mudança da percepção artística pode proporcionar em um cenário tão distante da sociedade. O documentário também explora e emociona o público, quando ressalta as relações interpessoais conquistadas no dia a dia entre os trabalhadores.

Lançado em 2010, o documentário conseguiu a proeza de ser indicado ao Oscar de melhor documentário em 2011. Infelizmente perdeu para o documentário “Trabalho Interno” de Charles Ferguson e Audrey Marrs que retrata os bastidores da crise econômica que explodiu no fim de 2008 nos Estados Unidos.

 

Ficha Técnica

Lixo Extraordinário

Gênero: Documentário
Duração: 90 minutos
Lançamento: 2010
Produção: Brasil / Reino Unido
Classificação etária: Livre

Ficha técnica:
Direção: Lucy Walker / Codireção:
João Jardim e Karen Harley
Produção: Hank Levine e Angus Aynsley
Fotografia: Duda Miranda
Montagem: Pedro Kos
Música: Moby