Grupo Multilixo

Cada tipo de resíduo gerado por empresas, centros médicos, construções ou residências necessita de um transporte adequado. É dessa forma que se garante que os materiais não se misturem, nem se contaminem, e assim possam ter continuidade nos processos de reuso, reciclagem ou aterragem. A NBR 13.221, editada pela ABNT, estabelece os critérios para o transporte correto dos resíduos.

De acordo com as normas, as cargas devem estar acondicionadas para que não haja riscos de vazamentos, contaminações do ambiente, quedas e qualquer outro transtorno nas vias. A segregação dos materiais é fundamental para que produtos como alimentos, medicamentos e materiais tóxicos sejam acondicionados separadamente. Como cada resíduo deve ter um descarte específico, o procedimento deve seguir o mesmo rigor no transporte.

Os equipamentos de transporte, é claro, devem estar em bom estado de conservação e oferecer os recursos técnicos para que os resíduos recebam o tratamento adequado. E levando em consideração que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS,  Lei nº 12.305/ 2010) estabelece que os geradores, os transportadores e os tratadores partilham a responsabilidade pela destinação dos resíduos, é importante verificar se a equipe contratada para os serviços de transporte está devidamente autorizada para esse trabalho. O gerador deve cobrar idoneidade de qualquer empresa ou indivíduo envolvido no descarte dos resíduos.

 

A Multilixo, ciente dessa responsabilidade, está equipada com uma frota de caminhões preparada para lidar com diferentes tipos de resíduos, de recicláveis a pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, material de construção e outros contaminados. Tendo bom conhecimento logístico, a empresa garante que os descartes serão feitos dentro da lei, seguindo as rigorosas normas ambientais, protegendo o meio-ambiente.