O CRA é uma cooperativa de reciclagem que gera emprego e renda para dezenas de pessoas, algumas ligadas a famílias que recolhiam materiais em um lixão na Zona Norte de São Paulo.
Aos poucos, essas famílias foram treinadas para fazer a separação correta e classificação de materiais e hoje, contam com trabalho e com diversos benefícios sociais.
Para garantir a subsistência do projeto, boa parte do material recolhido pela Multilixo nos clientes, é doado para o CRA. Tudo é separado pelos funcionários do Centro, enfardado e vendido para as empresas transformadoras. Os recursos são revertidos para manter a Central de Triagem em funcionamento.
O biogás é produzido naturalmente a partir da decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos depositados no aterro sanitário, sendo constituído principalmente de gás metano.
A UTGR possui um sistema de exaustão do biogás em seu aterro sanitário, o qual impede sua emissão para a atmosfera, sendo o metano um gás de efeito estufa que colabora para o aquecimento global.
Parte do biogás captado no aterro sanitário da UTGR é utilizado como combustível em um motogerador com capacidade de 1,2 MW, que produz energia elétrica para funcionamento da usina de biometano. Nesse processo de geração de energia elétrica o biogás passa por um processo de combustão no interior do motogerador, sendo convertido em dióxido de carbono, o qual possui um potencial 21 vezes menor para o aquecimento global do que o gás metano, contribuindo dessa forma para a redução da emissão de gases de efeito estufa e gerando créditos de carbono.
A outra parcela do biogás captado no aterro sanitário passa por um processo de purificação na usina de biometano, a qual possui capacidade de processamento de até 2.500 Nm³/hora. Na usina é realizada a transformação do biogás em biometano, por meio da retirada de impurezas e do aumento da concentração de metano, o qual passa da faixa de 50% para valores superiores a 90%, se tornando dessa forma um combustível renovável, sustentável e com elevada eficiência energética.
O biometano produzido pela UTGR é transportado até os locais de utilização, que deixam de consumir combustíveis provenientes de fontes não renováveis (petróleo, carvão mineral ou gás natural), passando a utilizar um combustível limpo e renovável.